R$990,00 ou em até 12x R$99,00
Verificação de Serviços Ecossistêmicos do FSC®
Conheça o procedimento para mensuração e avaliação sobre os impactos positivos do manejo florestal certificado FSC em serviços ecossistêmicos.
*O procedimento de Serviços Ecossistêmicos (FSC-PRO-30-006V1-2) foi revisado, e a nova versão do documento será publicada em janeiro de 2025 no site do FSC. Com essa atualização, alguns tópicos do curso ficarão desatualizados.
Carga horária: 20 horas
Sobre o curso
Serviços ecossistêmicos são benefícios que a natureza provê. Eles são muitos e estão por toda a parte, como a produção de água, o estoque de carbono, por exemplo. Com o avanço da modernidade, os impactos negativos sobre os serviços ecossistêmicos têm se intensificado, o que representa uma ameaça ao bem-estar humano e também aos negócios. Cada vez mais a conservação de serviços ecossistêmicos tem sido pauta para governos, investidores, empresas, influenciando negociações comerciais, relações institucionais e legislações.
O manejo florestal certificado FSC já produz impactos positivos na manutenção e restauração de serviços ecossistêmicos. A verificação do FSC é a melhor forma de mensuração.
Durante o curso você aprenderá os conceitos básicos de Serviços Ecossistêmicos, como utilizar o procedimento de forma prática, quais as ferramentas de mercado e suas possibilidades. Além de todo o conteúdo, o curso também conta com entrevistas de cases de sucesso das três primeiras verificações de serviços ecossistêmicos FSC no Brasil: Amazonbai, Precious Woods e Veracel.
O curso também conta com entrevistas com especialistas em serviços ecossistêmicos abordando temas relacionados, como valoração econômica de Serviços Ecossistêmicos, integração dos serviços ecossistêmicos na gestão empresarial, e desafios e oportunidades de integração de Serviços Ecossistêmicas em políticas públicas.
Aprenda com o FSC
Este curso é gratuito para organizações comunitárias e pequenos produtores. Entre em contato para saber como se inscrever
Conteúdo atualizado
Aulas gravadas. Assista quando quiser
E-book e material de apoio
Exercícios para fixar o conteúdo
Acesso ao curso por 6 meses
Certificado de conclusão
Conteúdo
1.Introdução
1.1 O que você vai ver no curso?
1.2 Introdução ao sistema FSC
1.3 O que são Serviços Ecossistêmicos?
1.4 Mudança de paradigma sobre os serviços prestados pelos ecossistemas
1.6 Por que fazer a verificação de Serviços Ecossistêmicos?
2. Serviços Ecossistêmicos
2.1 O que você vai ver nesse módulo?
2.1 Quais são os Serviços Ecossistêmicos que podem ser verificados pelo FSC?
2.3 Conservação da biodiversidade
2.4 Sequestro e estoque de carbono
2.5 Recursos hídricos
2.6 Conservação do solo
2.7 Serviços recreacionais
3. Verificação FSC de Serviços Ecossistêmicos
3.1 O que você vai ver nesse módulo?
3.2 Procedimento de Serviços Ecossistêmicos
3.3 Requisitos gerais e requisitos adicionais de manejo para impactos
3.4 Demonstração de impacto
3.5 Teoria da Mudança
3.6 Indicadores de resultados (Parte I)
3.7 Indicadores de resultados (Parte II)
3.8 Declaração de resultados
3.9 Documento de Certificação de Serviços Ecossistêmicos (DCSE)
3.10 O que você viu nesse módulo
4. Mercado
4.1 O que você vai ver nesse módulo?
4.2 Mercado e possibilidades
4.3 Ferramentas de mercado: utilizando declarações FSC de serviços ecossistêmicos
4.4 Divulgação institucional
4.5 Patrocínio financeiro de florestas
4.6 Produto FSC 100%: Inserir uma informação adicional ao selo FSC no produto
4.7 Associar crédito de ativos ambientais a impactos verificados
4.8 Regulação de Pagamento por Serviços Ambientais
4.9 Investidores e ESG: como a verificação FSC pode ajudar?
Módulos Complementares:
5. Três primeiros cases de verificação de SE FSC no Brasil
5.1 Entrevista com Amazonbai
5.2 Entrevista com Precious Woods (Mil Madeiras Preciosas)
5.3 Entrevista com Veracel
6. Entrevistas com especialistas
6.1 Introdução às entrevistas
6.2 Entrevista com Pedro Gasparineti – CSF: Valoração econômica de Serviços Ecossistêmicos – aplicações e métodos
6.3 Entrevista com Natalia Lutti- FGV: A integração dos serviços ecossistêmicos na gestão empresarial – objetivos, métodos e oportunidades para melhoria dos negócios.
6.4 Entrevista com Raquel Agra – UNEP World Conservation Monitoring Centre: Desafios e oportunidades de Integração de Serviços Ecossistêmicas em políticas públicas
Professores
Guilherme Augusto Carminato Bircol
Bacharel (2012) e licenciado (2014) em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), da Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche pela Avans University of Applied Sciences (Holanda), pelo qual cursou "Environmental Science for Sustainable Energy Technology" (2013). Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Escola de de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência nas áreas de Política e Gestão Ambiental e Sustentabilidade, com ênfase em: avaliação de impacto ambiental (EIA e AAE), desenvolvimento territorial sustentável e serviços ecossistêmicos.
Letícia Ferrarezi Chiari
Engenheira Florestal formada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ / USP. Letícia tem experiência técnica na área de manejo florestal, rastreabilidade, cadeia de custódia, sistemas de gestão florestal e realiza diversas atividades profissionais envolvendo cadeias de valor da sociobiodiversidade.
O desenvolvimento deste curso contou com o apoio do projeto Ação do Setor Privado para a Biodiversidade (Private Business Action for Biodiversity - PBAB, na sigla em inglês), iniciativa global que promove metodologias e ferramentas para favorecer a manutenção da biodiversidade, produção e comercialização. O projeto faz parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI, sigla em alemão), que conta com o apoio do Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU, sigla em alemão) e é implementado no âmbito da parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e o FSC Brasil.